sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Star Wars IX: A Ascensão Skywalker


Prezados Amigos Leitores,

Ao longo dos meus 43 anos, o único filme da franquia que não assisti no cinema foi o episódio IV- Uma Nova Esperança, quando eu tinha apenas 1 ano de idade (muito embora eu tenha assistido o seu relançamento no cinema na década de 90).

Mas, permitam-me voltar ao ano de 1983. Ali eu veria o episódio VI - O Retorno de Jedi e saía do cinema com a sensação de que algo se encerrava, um ciclo se fechava. A cena épica de Luke vendo seu pai (Anakin Skywalker) ao lado de Yoda e Obi Wan Kenobi no último momento do filme, é até hoje sensacional e eu, um menino de apenas 6 anos de idade, saía da sala de cinema profundamente emocionado e feliz.

Confesso que 36 anos depois, ao assistir o episódio IX: A Ascensão Skywalker, revivi aquele menino. O homem, hoje com 43 anos de idade, que assistiu o filme ao lado da esposa (grávida) voltou (durante 2 horas e meia) a ser aquele menino.

Pois, queridos leitores, em 2 horas e meia, 1983 se juntou com 2019 e tudo reapareceu -ao seu tempo e à sua medida: O Imperador Palpatine, Leia, Lando, Darth Vader, Han Solo e Luke. Estão todos lá (foi mal pelo spoiler) cada um- no seu momento- e dando aos novos personagens (que já se tornaram habituais) espaço.

A trama é sim muito boa mas, deixa um pouco a desejar ao não dar a cada um dos novos personagens um destino. Em 1983, para nós ficava claro que certamente Han Solo e Leia ficariam juntos e que Luke era -a partir dali- um grande cavaleiro jedi. Hoje, em 2019, não está certo o destino de Poe, Rey e Finn. Só se sabe que Rey é (tal qual Luke e Leia) uma grande cavaleira jedi.

Assim, compreendo tanto as decepções como as empolgações de quem as tiver mas, adianto, o filme vale o preço do ingresso e é uma diversão certa para todas as idades.

Vá ao cinema, assista e prepare-se para a emoção e a certeza do fim da trama envolvendo a família Skywalker. Não há dúvidas que o balanço aspirado por Anakin é finalmente conseguido e que a saga chega ao seu final.

Aproveito, por fim, a oportunidade para homenagear a minha mãe, Teresinha, falecida em junho (deste ano). Ela era uma apaixonada pelo universo Star Wars. Infelizmente não viu a conclusão da trama. Lembrei muito dela ao sair do cinema, em especial na cena (foi mal pelo spoiler) em que Ben Solo e Leia se reencontram na força. Um dia, eu e ela, haveremos de nos reencontrar na força do céu. Essa é a minha certeza e essa é a minha fé. Amém!

Que a força esteja com vocês!

Abraços,

Reinaldo Gallo

Nenhum comentário:

Postar um comentário