quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Retrospectiva 2019



Retrospectiva 2019

Queridos Leitores,

O ano de 2019 foi um ano com muitas perdas para a sociedade brasileira começando com a morte de jovens jogadores no Ninho do Urubu mas, terminando com o Sub 20 Brasileiro conquistado pela juventude do time do Flamengo. Por falar, em Mengão que ano, hein?! Desde a Flórida Cup no início de 2019, ao Estadual, Hepta Campeonato Brasileiro e Bi Campeão da Libertadores até o vice-mundial Interclubes no fim do ano.

Foi também o primeiro ano de governo de Jair Messias Bolsonaro como Presidente da República que surpreendeu já na sua posse: a primeira dama falou à nação na linguagem de libras! Na política, Bolsonaro montou um Ministério de primeira linha: Sérgio Moro assumiu a pasta da Justiça e Segurança Pública, Paulo Guedes a Economia e Marcos Pontes (o primeiro astronauta brasileiro) passou a comandar a Ciência e Tecnologia.

A posse de Bolsonaro contou com a presença do Primeiro Ministro de Israel, Bejamin Netanyahu, e há a previsão de transferência da Embaixada Brasileira de Tel Aviv para Jerusalém.

Mas, vamos a lista de 2019:

1. Acontecimentos Trágicos:

a) Não há como se esquecer da tragédia ambiental em Brumadinho, MG, em 25 de janeiro de 2019. Justiça é o que se espera para tantas famílias.

b) O Centro de Treinamento Jorge Helal, também conhecido como "Ninho do Urubu", pegou fogo na ala destinada aos atletas e jovens acabam morrendo queimados, em 08 de fevereiro de 2019.

2. Acontecimento Especial: Na posse do marido como Presidente da República, a Primeira Dama, Michelle Bolsonaro, fez um discurso na linguagem de sinais quebrando o protocolo e dando um ar todo especial à ocasião.

3. Acontecimentos Esportivos:

a) O Flamengo conquistou o Heptacampeonato Brasileiro (exatamente dez anos depois da conquista do Hexa). Além disso, no mesmo dia que conquistou a Libertadores da América, em 1981, o time rubro negro venceu de virada o River Plate por 2x1. No Mundial, perdeu por 1x0 para o Liverpool (mesma equipe de quem ganhou a taça em 1981 no Japão).

b) Já a seleção canarinho ganhou a Copa América sobre o Peru, no Maracanã.

c) Ítalo Ferreira conquistou o Mundial de Surf, alcançando índice para a disputa das Olimpíadas de Tóquio em 2020, que pela primeira vez, terá essa modalidade.

4. Técnicos em Destaque:

a) Jorge Jesus foi contratado pelo Flamengo, após a Copa América. Natural de Portugal, trouxe vasta experiência europeia tendo conquistado o Heptacampeonato Brasileiro (exatamente dez anos depois da conquista do Hexa). Além disso, no mesmo dia que conquistou a Libertadores da América, em 1981, o time rubro negro venceu de virada o River Plate por 2x1.

b) Jorge Sampaoli , argentino, foi contratado pelo Santos. Exibiu um futebol agressivo e bonito e acabou coroado com o Vice-Campeonato Brasileiro.

5. Rebaixamento: Pela primeira vez em suas histórias a Chapecoense e o Cruzeiro desceram para a série B do Campeonato Brasileiro.

6. Deixaram saudades:

a) Ricardo Boechat, jornalista, apresentador do Jornal da Band, vítima de um acidente de helicóptero em São Paulo, em 11 de fevereiro de 2019;

b) Paulo Henrique Amorim, jornalista, apresentador do Domingo Espetacular, enfartou no Rio de Janeiro, em 10 de julho de 2019;

c) Jorge Fernando, ator, comediante, diretor, enfartou no Rio de Janeiro, em 27 de outubro de 2019;

d) Augusto Liberato (Gugu), jornalista e apresentador de televisão, de traumatismo craniano após sofrer uma queda em casa, na cidade de Orlando, nos Estados Unidos, em 22 de novembro de 2019.

7. A Primeira: a Rede Americana CNN anunciou a criação da "CNN Brasil" e tem estreia prevista para 2020. Grandes nomes do jornalismo brasileiro como Evaristo Costa, Monalisa Perrone, William Waack foram contratados.

8. Cinquentão: O Jornal Nacional, da Rede Globo, completou 50 anos em 2019. Para comemorar a ocasião, optou-se por fazer um revezamento de apresentadores no comando do telejornal, aos sábados, de todas as capitais do país.

9. Destaques de Bilheteria: Prosseguiram continuações dos filmes da década de 80:

a) Sylvester Stallone reviveu o personagem Rocky Balboa em Creed II, com Doulph Lundgren revivendo o russo Ivan Drago; Também reviveu o veterano de guerra, John Rambo, em Rambo V.

b) O Exterminador do Futuro foi outro blockbuster: Arnold Schwarzenegger voltou ao papel do androide em 2019 ao lado de Linda Hamilton que foi novamente Sarah Connor.

c) Chegou ao fim a saga Star Wars. O episódio IX, intitulado "A Ascensão Skywalker" trazendo Harrisson Ford como Han Solo e Mark Hammil vivendo Luke Skywalker. Carrie Fisher que teve algumas cenas não exibidas em filmes anteriores, as teve reaproveitadas e a atriz falecida, em 2016, pode estar na tela.


10. Políticos:

a) O atual Imperador, Sua Majestade Imperial, o Imperador Naruhito, sucedeu ao seu pai, Akihito, em 2019, no Governo do Japão.

b) Bruno Covas, advogado e economista, prefeito de São Paulo (neto do também ex-governador de SP, Mário Covas) foi diagnosticado com câncer e dá exemplo na sua luta pela vida.

11. Atletas:

a) Lewis Hamilton – o maior campeão da Fórmula 1! Fã incondicional de Ayrton Senna, o inglês foi penta campeão mundial (2008, 2014, 2015, 2017 e 2019);

b) D´ Arrascaeta, Bruno Henrique e GabiGol, foram os nomes do Flamengo em 2019!

12. Santa: A Irmã Dulce dos Pobres é a mais nova santa brasileira. Filha da Bahia, realizou um trabalho incansável com os menos favorecidos e foi elevada à santa pelo Papa Francisco.

13. Atriz da Maturidade: Fernanda Montenegro- Nome que dispensa apresentações, completou 90 anos de idade, em 16 de outubro de 2019;

Como se pode ver, foi um ano intenso para toda a nação. Para mim, na vida pessoal, também o foi pois casei em janeiro e perdi a minha mãe, em junho de 2019. À ela, o meu carinho e saudades eternas.

Estou certo que a fé em Deus que supera todo o entendimento, me dará forças para prosseguir em 2020, bem como a todo povo brasileiro.

Um Feliz Natal e um feliz 2020 para todos.

Um abraço,

Reinaldo Gallo

Nenhum comentário:

Postar um comentário