quinta-feira, 26 de dezembro de 2019
Retrospectiva 2019
Retrospectiva 2019
Queridos Leitores,
O ano de 2019 foi um ano com muitas perdas para a sociedade brasileira começando com a morte de jovens jogadores no Ninho do Urubu mas, terminando com o Sub 20 Brasileiro conquistado pela juventude do time do Flamengo. Por falar, em Mengão que ano, hein?! Desde a Flórida Cup no início de 2019, ao Estadual, Hepta Campeonato Brasileiro e Bi Campeão da Libertadores até o vice-mundial Interclubes no fim do ano.
Foi também o primeiro ano de governo de Jair Messias Bolsonaro como Presidente da República que surpreendeu já na sua posse: a primeira dama falou à nação na linguagem de libras! Na política, Bolsonaro montou um Ministério de primeira linha: Sérgio Moro assumiu a pasta da Justiça e Segurança Pública, Paulo Guedes a Economia e Marcos Pontes (o primeiro astronauta brasileiro) passou a comandar a Ciência e Tecnologia.
A posse de Bolsonaro contou com a presença do Primeiro Ministro de Israel, Bejamin Netanyahu, e há a previsão de transferência da Embaixada Brasileira de Tel Aviv para Jerusalém.
Mas, vamos a lista de 2019:
1. Acontecimentos Trágicos:
a) Não há como se esquecer da tragédia ambiental em Brumadinho, MG, em 25 de janeiro de 2019. Justiça é o que se espera para tantas famílias.
b) O Centro de Treinamento Jorge Helal, também conhecido como "Ninho do Urubu", pegou fogo na ala destinada aos atletas e jovens acabam morrendo queimados, em 08 de fevereiro de 2019.
2. Acontecimento Especial: Na posse do marido como Presidente da República, a Primeira Dama, Michelle Bolsonaro, fez um discurso na linguagem de sinais quebrando o protocolo e dando um ar todo especial à ocasião.
3. Acontecimentos Esportivos:
a) O Flamengo conquistou o Heptacampeonato Brasileiro (exatamente dez anos depois da conquista do Hexa). Além disso, no mesmo dia que conquistou a Libertadores da América, em 1981, o time rubro negro venceu de virada o River Plate por 2x1. No Mundial, perdeu por 1x0 para o Liverpool (mesma equipe de quem ganhou a taça em 1981 no Japão).
b) Já a seleção canarinho ganhou a Copa América sobre o Peru, no Maracanã.
c) Ítalo Ferreira conquistou o Mundial de Surf, alcançando índice para a disputa das Olimpíadas de Tóquio em 2020, que pela primeira vez, terá essa modalidade.
4. Técnicos em Destaque:
a) Jorge Jesus foi contratado pelo Flamengo, após a Copa América. Natural de Portugal, trouxe vasta experiência europeia tendo conquistado o Heptacampeonato Brasileiro (exatamente dez anos depois da conquista do Hexa). Além disso, no mesmo dia que conquistou a Libertadores da América, em 1981, o time rubro negro venceu de virada o River Plate por 2x1.
b) Jorge Sampaoli , argentino, foi contratado pelo Santos. Exibiu um futebol agressivo e bonito e acabou coroado com o Vice-Campeonato Brasileiro.
5. Rebaixamento: Pela primeira vez em suas histórias a Chapecoense e o Cruzeiro desceram para a série B do Campeonato Brasileiro.
6. Deixaram saudades:
a) Ricardo Boechat, jornalista, apresentador do Jornal da Band, vítima de um acidente de helicóptero em São Paulo, em 11 de fevereiro de 2019;
b) Paulo Henrique Amorim, jornalista, apresentador do Domingo Espetacular, enfartou no Rio de Janeiro, em 10 de julho de 2019;
c) Jorge Fernando, ator, comediante, diretor, enfartou no Rio de Janeiro, em 27 de outubro de 2019;
d) Augusto Liberato (Gugu), jornalista e apresentador de televisão, de traumatismo craniano após sofrer uma queda em casa, na cidade de Orlando, nos Estados Unidos, em 22 de novembro de 2019.
7. A Primeira: a Rede Americana CNN anunciou a criação da "CNN Brasil" e tem estreia prevista para 2020. Grandes nomes do jornalismo brasileiro como Evaristo Costa, Monalisa Perrone, William Waack foram contratados.
8. Cinquentão: O Jornal Nacional, da Rede Globo, completou 50 anos em 2019. Para comemorar a ocasião, optou-se por fazer um revezamento de apresentadores no comando do telejornal, aos sábados, de todas as capitais do país.
9. Destaques de Bilheteria: Prosseguiram continuações dos filmes da década de 80:
a) Sylvester Stallone reviveu o personagem Rocky Balboa em Creed II, com Doulph Lundgren revivendo o russo Ivan Drago; Também reviveu o veterano de guerra, John Rambo, em Rambo V.
b) O Exterminador do Futuro foi outro blockbuster: Arnold Schwarzenegger voltou ao papel do androide em 2019 ao lado de Linda Hamilton que foi novamente Sarah Connor.
c) Chegou ao fim a saga Star Wars. O episódio IX, intitulado "A Ascensão Skywalker" trazendo Harrisson Ford como Han Solo e Mark Hammil vivendo Luke Skywalker. Carrie Fisher que teve algumas cenas não exibidas em filmes anteriores, as teve reaproveitadas e a atriz falecida, em 2016, pode estar na tela.
10. Políticos:
a) O atual Imperador, Sua Majestade Imperial, o Imperador Naruhito, sucedeu ao seu pai, Akihito, em 2019, no Governo do Japão.
b) Bruno Covas, advogado e economista, prefeito de São Paulo (neto do também ex-governador de SP, Mário Covas) foi diagnosticado com câncer e dá exemplo na sua luta pela vida.
11. Atletas:
a) Lewis Hamilton – o maior campeão da Fórmula 1! Fã incondicional de Ayrton Senna, o inglês foi penta campeão mundial (2008, 2014, 2015, 2017 e 2019);
b) D´ Arrascaeta, Bruno Henrique e GabiGol, foram os nomes do Flamengo em 2019!
12. Santa: A Irmã Dulce dos Pobres é a mais nova santa brasileira. Filha da Bahia, realizou um trabalho incansável com os menos favorecidos e foi elevada à santa pelo Papa Francisco.
13. Atriz da Maturidade: Fernanda Montenegro- Nome que dispensa apresentações, completou 90 anos de idade, em 16 de outubro de 2019;
Como se pode ver, foi um ano intenso para toda a nação. Para mim, na vida pessoal, também o foi pois casei em janeiro e perdi a minha mãe, em junho de 2019. À ela, o meu carinho e saudades eternas.
Estou certo que a fé em Deus que supera todo o entendimento, me dará forças para prosseguir em 2020, bem como a todo povo brasileiro.
Um Feliz Natal e um feliz 2020 para todos.
Um abraço,
Reinaldo Gallo
Marcadores:
A Ascenção Skywalker,
Bolsonaro,
Harrisson Ford,
Israel.,
Jerusalém,
Lewis Hamilton,
Luke Skywalker,
Obrigado
sexta-feira, 20 de dezembro de 2019
Star Wars IX: A Ascensão Skywalker
Prezados Amigos Leitores,
Ao longo dos meus 43 anos, o único filme da franquia que não assisti no cinema foi o episódio IV- Uma Nova Esperança, quando eu tinha apenas 1 ano de idade (muito embora eu tenha assistido o seu relançamento no cinema na década de 90).
Mas, permitam-me voltar ao ano de 1983. Ali eu veria o episódio VI - O Retorno de Jedi e saía do cinema com a sensação de que algo se encerrava, um ciclo se fechava. A cena épica de Luke vendo seu pai (Anakin Skywalker) ao lado de Yoda e Obi Wan Kenobi no último momento do filme, é até hoje sensacional e eu, um menino de apenas 6 anos de idade, saía da sala de cinema profundamente emocionado e feliz.
Confesso que 36 anos depois, ao assistir o episódio IX: A Ascensão Skywalker, revivi aquele menino. O homem, hoje com 43 anos de idade, que assistiu o filme ao lado da esposa (grávida) voltou (durante 2 horas e meia) a ser aquele menino.
Pois, queridos leitores, em 2 horas e meia, 1983 se juntou com 2019 e tudo reapareceu -ao seu tempo e à sua medida: O Imperador Palpatine, Leia, Lando, Darth Vader, Han Solo e Luke. Estão todos lá (foi mal pelo spoiler) cada um- no seu momento- e dando aos novos personagens (que já se tornaram habituais) espaço.
A trama é sim muito boa mas, deixa um pouco a desejar ao não dar a cada um dos novos personagens um destino. Em 1983, para nós ficava claro que certamente Han Solo e Leia ficariam juntos e que Luke era -a partir dali- um grande cavaleiro jedi. Hoje, em 2019, não está certo o destino de Poe, Rey e Finn. Só se sabe que Rey é (tal qual Luke e Leia) uma grande cavaleira jedi.
Assim, compreendo tanto as decepções como as empolgações de quem as tiver mas, adianto, o filme vale o preço do ingresso e é uma diversão certa para todas as idades.
Vá ao cinema, assista e prepare-se para a emoção e a certeza do fim da trama envolvendo a família Skywalker. Não há dúvidas que o balanço aspirado por Anakin é finalmente conseguido e que a saga chega ao seu final.
Aproveito, por fim, a oportunidade para homenagear a minha mãe, Teresinha, falecida em junho (deste ano). Ela era uma apaixonada pelo universo Star Wars. Infelizmente não viu a conclusão da trama. Lembrei muito dela ao sair do cinema, em especial na cena (foi mal pelo spoiler) em que Ben Solo e Leia se reencontram na força. Um dia, eu e ela, haveremos de nos reencontrar na força do céu. Essa é a minha certeza e essa é a minha fé. Amém!
Que a força esteja com vocês!
Abraços,
Reinaldo Gallo
Marcadores:
A Ascenção Skywalker,
Adam Driver,
Carrie Fisher,
Chewbacca,
Daisy Ridley,
Darth Vader,
Han Solo,
Harrison Ford,
IX,
Kylo Ren,
Lando,
Leia Organa,
Mark Hammil,
Star Wars
Assinar:
Postagens (Atom)