Prezados Amigos,
Renovação x Experiência
O que dizer da pífia atuação da seleção brasileira masculina na Copa América? Péssima, horrível, desastrosa, etc. Todas são excelentes adjetivos mas, nos levam a uma importante reflexão: renovar sim mas, sempre tendo uma base.
Mano Menezes atendeu ao pedido do povo e de toda imprensa: renovou, fez testes com muitos jogadores mas, esqueceu de um detalhe importante- a necessidade de uma base.
Basta olharmos para o nosso passado glorioso e chegaremos sempre a essa conclusão: 1994, base de 90, com Romário recuperado e em forma e Bebeto; 1998, base de 94, com Ronaldinho (Ronaldo Fenômeno) em forma, Romário cortado. Perdemos de 3 x 0 para a França mas, chegamos à final. 2002, base de 98: Ronaldo no auge, Cafu, Roberto Carlos. E para por aí. 2006 teve base de 2002 e 2010 uma base renovada e questionada.
Qual é a base de Mano Menezes? Qual a escalação, qual o teste fundamental que ele fez? É verdade que tivemos Neymar, Pato, Ganso, Robinho nomes que queremos sempre nas quatro linhas mas qual é a base desta seleção?
Lúcio com muita propriedade na anti-vespera da partida cobrava seriedade dos mais jovens. Mas, não acho que faltou seriedade, acho que não houve uma seleção brasileira. Acho que faltou mesclar experiência com juventude, sabedoria com garra.
É muito complicado, na minha opinião, jogar todo o peso de uma competição internacional nas costas de uma garotada. Porque, apesar da experiência em seus times, a amarelinha pesa. É dificil jogar em uma seleção. Daí ter que existir a perfeita combinação entre renovação e experiência.
Acho que esta é a grande lição desta Copa América. Se Mano Menezes tiver aprendido com seus erros, já valeu a pena. Senão corremos o risco de não passar da primeira fase na Copa de 2014. Isso sim seria uma grande indigestão. Chega de 1950! 2014 precisa ser a Copa do Brasil!
Mano Fora?
No tocante a demitir ou não Mano, a pergunta central é: quem por no lugar? Pelo menos até o fim deste ano poucos nomes estão disponíveis no mercado. Dunga jamais! Muricy tem uma final internacional para disputar! Joel Santana ressuscita o Cruzeiro. E Luxemburgo tem tudo para levar o Flamengo à Libertadores de 2012.
Demitir Mano hoje é ter o risco de ter que repetir o que o Fluminene fez com Abel Braga. Colocar um técnico tampão para esperar o fim de 2011. Tarefa bem arriscada.
Muito obrigado
Por fim, aproveito a oportunidade para agradecer aos milhares de e-mails, telefonemas, cartas, msgs de texto que recebi de muitos amigos por ocasião do meu aniversário. Foram mais de mil pessoas mesmo. Todas querendo demonstrar seu carinho por mim. A todos, vcs, muito obrigado.
Um grande abraço,
Reinaldo Gallo
segunda-feira, 18 de julho de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário