quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Cariocas da Década





Muita gente, jornalistas, blogs, têm feito as suas apostas dos acontecimentos que marcaram a década. Por crer que estes já realizaram seus papéis resolvi eleger os Cariocas que se destacaram dos anos 2000 a 2009.

Vale a pena conferir e opinar:


Apresentador: Silvio Santos. O ex-camelô fundou o SBT e nesta última década mostrou que sabe administrar e arriscar. Levou Carlos Nascimento para o Jornal do SBT e fez com que milhares de brasileiros ficassem na frente da TV assistindo ao “Show do Milhão”.

Ator: Rodrigo Santoro. Dizem que o petropolitano pagou mico. Eu discordo! Santoro é um grande camaleão: foi gay em “Carandiru”, um dependente químico em “O Bicho de Sete Cabeças” e arrebentou no estrangeiro contracenando com grandes atores de Hollywood como Demi Moore (As Panteras Detonando), vivendo “Xerxes” em 300 e fazendo uma participação especialíssima em “Lost”.

Atriz: Juliana Paes. Ela veio de Rio Bonito para encantar o Brasil. Revelada por Manoel Carlos em Laços de Família (2000) foi no papel da índia Maya em Caminho das Índias (2009) que Juliana quase se tornou a “Bond Girl” em “Quantum of Solace”. Vale a pena esperar mais dela na próxima década.

Atriz Mirim Revelação: Isabelle Drummond. O que dizer dessa niteroiense que arrebentou na volta do Sítio Picapau Amarelo, em 2001, no papel da Emília e conquista os marmanjos com a jovem “Bianca” em Caras e Bocas? Só que na próxima década ela ganhe muitos prêmios como atriz!!!

Banda: Celebrare. O que dizer desta banda que transformou em tradição os réveillons na Lagoa Rodrigo de Freitas? Ano após ano eles são que nem vinho: “quanto mais velhos melhores ficam”.

Cantor: Buchecha. O MC venceu todos os preconceitos e deu exemplo de superação. Claucirlei Jovêncio de Souza mostrou a todo Brasil suas lágrimas ao perder o amigo Claudinho em um acidente de carro em 2002 e que o funk pode e é a alegria de um povo.
Comentarista Esportivo: Sérgio Noronha. Trocou de canal (Globo para a Band), mas continua demonstrando na outra estação a sua imparcialidade e ao mesmo tempo personalidade em seus comentários.

Escritor: Manoel Carlos. É paulista (é verdade), mas o Maneco soube como ninguém retratar a alma dos cariocas, com as suas Helenas. Quantas histórias e quanta emoção.

Jogador: Romário. O “baixinho” como é conhecido é um craque não só dentro dos campos, mas fora também. Embora não tenha jogado as Copas de 2002 e 2006, ele chegou aos 1.000 gols, feito alcançado por poucos. Foi técnico e jogador (ao mesmo tempo) do Vasco da Gama e ao fim desta década ao passar a ser dirigente do América, traz de volta ao cenário nacional o ex-atacante do Tetra: Bebeto que assume o time como técnico em 2010!!!

Jornalista: Nadja Haddad. Trabalhou com a Xuxa na adolescência, mas esta nova iguaçuana virou grande mulher na Band quando ao lado de Ricardo Boechat fez participações no Jornal da Band. Termina a década com o Vídeo News no mesmo canal.

Política: Patrícia Amorim. De nadadora das piscinas do Flamengo (décadas de 80 e 90) ao deixar as águas é eleita duas vezes Vereadora do Rio de Janeiro e fecha a década como a 1ª Presidente Mulher do Flamengo.

Político: Eduardo Paes. As urnas comprovam que “Duda” como é conhecido pelos amigos é bom de política e de voto. Eduardo entrou a década já eleito Deputado Federal e é reeleito em 2002 em votação recorde. Em 2007, assumiu no Governo Sérgio Cabral a Secretaria de Esportes, sendo eleito em 2008, Prefeito do Rio de Janeiro, derrotando Fernando Gabeira no 2º Turno.

Técnico: Bernardinho. Sim ele é carioca e um grande campeão. Em 2000 foi bronze com as meninas em Sydney e em Campeão da Liga Mundial de Vôlei com os homens em 2001. Se “decepcionou” a torcida com o vice em Pequim nas Olimpíadas de 2008 provou que é competente (calando a boca dos opositores) ao levar novamente o Brasil ao Campeonato Mundial de 2009 na Sérvia.

Time: Flamengo, claro. Foi a década dos rubros negros. Começaram a década tetras-tricampeões cariocas com um gol de Pet aos 43 minutos do 2º Tempo. E terminam a década como Bicampeões da Copa do Brasil (2006) e fecham a década como Penta Tri Campeões do Estadual (2007-2008-2009) e Hexa Campeões Brasileiros (2009).

Deixou Saudades: Bussunda. Sua morte em plena Copa do Mundo (em 2006) na Alemanha é uma ferida que demora em cicatrizar.

Obra da Década: Metrô. Finalmente ele chegou à Ipanema. Saiu do papel. Avançou nesta década às estações Siqueira Campos, Cantagalo e Ipanema. Acabou com o tormento da baldeação no Estácio. Tomara que nos próximos 10 anos chegue até a Barra da Tijuca e que o trem bala saia dos sonhos!

O Fato da Década: Sem dúvida os jogos Pan Americanos do Rio de Janeiro, em 2007. Ninguém levava fé neste evento, mas foi graças a este grande sucesso que a cidade maravilhosa se credencia a arrebentar na próxima década com a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Show Memorável: Sem dúvida a volta dos Rolling Stones ao Rio. Foi lindo! Praia de Copacabana lotada neste que pode ter sido uns dos últimos shows dos ingleses no Brasil

Abraços,

Reinaldo Gallo

Nenhum comentário:

Postar um comentário