quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Cariocas da Década





Muita gente, jornalistas, blogs, têm feito as suas apostas dos acontecimentos que marcaram a década. Por crer que estes já realizaram seus papéis resolvi eleger os Cariocas que se destacaram dos anos 2000 a 2009.

Vale a pena conferir e opinar:


Apresentador: Silvio Santos. O ex-camelô fundou o SBT e nesta última década mostrou que sabe administrar e arriscar. Levou Carlos Nascimento para o Jornal do SBT e fez com que milhares de brasileiros ficassem na frente da TV assistindo ao “Show do Milhão”.

Ator: Rodrigo Santoro. Dizem que o petropolitano pagou mico. Eu discordo! Santoro é um grande camaleão: foi gay em “Carandiru”, um dependente químico em “O Bicho de Sete Cabeças” e arrebentou no estrangeiro contracenando com grandes atores de Hollywood como Demi Moore (As Panteras Detonando), vivendo “Xerxes” em 300 e fazendo uma participação especialíssima em “Lost”.

Atriz: Juliana Paes. Ela veio de Rio Bonito para encantar o Brasil. Revelada por Manoel Carlos em Laços de Família (2000) foi no papel da índia Maya em Caminho das Índias (2009) que Juliana quase se tornou a “Bond Girl” em “Quantum of Solace”. Vale a pena esperar mais dela na próxima década.

Atriz Mirim Revelação: Isabelle Drummond. O que dizer dessa niteroiense que arrebentou na volta do Sítio Picapau Amarelo, em 2001, no papel da Emília e conquista os marmanjos com a jovem “Bianca” em Caras e Bocas? Só que na próxima década ela ganhe muitos prêmios como atriz!!!

Banda: Celebrare. O que dizer desta banda que transformou em tradição os réveillons na Lagoa Rodrigo de Freitas? Ano após ano eles são que nem vinho: “quanto mais velhos melhores ficam”.

Cantor: Buchecha. O MC venceu todos os preconceitos e deu exemplo de superação. Claucirlei Jovêncio de Souza mostrou a todo Brasil suas lágrimas ao perder o amigo Claudinho em um acidente de carro em 2002 e que o funk pode e é a alegria de um povo.
Comentarista Esportivo: Sérgio Noronha. Trocou de canal (Globo para a Band), mas continua demonstrando na outra estação a sua imparcialidade e ao mesmo tempo personalidade em seus comentários.

Escritor: Manoel Carlos. É paulista (é verdade), mas o Maneco soube como ninguém retratar a alma dos cariocas, com as suas Helenas. Quantas histórias e quanta emoção.

Jogador: Romário. O “baixinho” como é conhecido é um craque não só dentro dos campos, mas fora também. Embora não tenha jogado as Copas de 2002 e 2006, ele chegou aos 1.000 gols, feito alcançado por poucos. Foi técnico e jogador (ao mesmo tempo) do Vasco da Gama e ao fim desta década ao passar a ser dirigente do América, traz de volta ao cenário nacional o ex-atacante do Tetra: Bebeto que assume o time como técnico em 2010!!!

Jornalista: Nadja Haddad. Trabalhou com a Xuxa na adolescência, mas esta nova iguaçuana virou grande mulher na Band quando ao lado de Ricardo Boechat fez participações no Jornal da Band. Termina a década com o Vídeo News no mesmo canal.

Política: Patrícia Amorim. De nadadora das piscinas do Flamengo (décadas de 80 e 90) ao deixar as águas é eleita duas vezes Vereadora do Rio de Janeiro e fecha a década como a 1ª Presidente Mulher do Flamengo.

Político: Eduardo Paes. As urnas comprovam que “Duda” como é conhecido pelos amigos é bom de política e de voto. Eduardo entrou a década já eleito Deputado Federal e é reeleito em 2002 em votação recorde. Em 2007, assumiu no Governo Sérgio Cabral a Secretaria de Esportes, sendo eleito em 2008, Prefeito do Rio de Janeiro, derrotando Fernando Gabeira no 2º Turno.

Técnico: Bernardinho. Sim ele é carioca e um grande campeão. Em 2000 foi bronze com as meninas em Sydney e em Campeão da Liga Mundial de Vôlei com os homens em 2001. Se “decepcionou” a torcida com o vice em Pequim nas Olimpíadas de 2008 provou que é competente (calando a boca dos opositores) ao levar novamente o Brasil ao Campeonato Mundial de 2009 na Sérvia.

Time: Flamengo, claro. Foi a década dos rubros negros. Começaram a década tetras-tricampeões cariocas com um gol de Pet aos 43 minutos do 2º Tempo. E terminam a década como Bicampeões da Copa do Brasil (2006) e fecham a década como Penta Tri Campeões do Estadual (2007-2008-2009) e Hexa Campeões Brasileiros (2009).

Deixou Saudades: Bussunda. Sua morte em plena Copa do Mundo (em 2006) na Alemanha é uma ferida que demora em cicatrizar.

Obra da Década: Metrô. Finalmente ele chegou à Ipanema. Saiu do papel. Avançou nesta década às estações Siqueira Campos, Cantagalo e Ipanema. Acabou com o tormento da baldeação no Estácio. Tomara que nos próximos 10 anos chegue até a Barra da Tijuca e que o trem bala saia dos sonhos!

O Fato da Década: Sem dúvida os jogos Pan Americanos do Rio de Janeiro, em 2007. Ninguém levava fé neste evento, mas foi graças a este grande sucesso que a cidade maravilhosa se credencia a arrebentar na próxima década com a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Show Memorável: Sem dúvida a volta dos Rolling Stones ao Rio. Foi lindo! Praia de Copacabana lotada neste que pode ter sido uns dos últimos shows dos ingleses no Brasil

Abraços,

Reinaldo Gallo

sábado, 19 de dezembro de 2009

Rodrigo Gallo no Caldeirão do Huck!!!


Queridos Leitores,

Foi impossível não ter ficado emocionado neste último sábado, dia 19/12, ao ver meu irmão no Caldeirão do Huck.

O danado foi procurar um emprego como Papai Noel de uma loja e o entrevistadador/selecionador era ninguém menos que o próprio Luciano Huck: "Loucura, loucura!!!"

Bicho, foram 10 minutos de muitas risadas. O Luciano (que é um apresentador genial) fez o meu irmão atuar como ele mais gosta: pagando mico.

Rodrigo Gallo cantou, declamou poema e ainda imitou o Roberto Jefferson, o Lula, foi demais!!!

O Luciano Huck se mijava de rir e creio que quem assistiu também. Eu, daqui do outro lado da telinha, era o irmão coruja em pessoa e garanto a vocês: A Ricardo Eletro não sabe o Papai Noel que perdeu!!!

Valeu Rodrigo Gallo. Foi d+!!!

Valeu Luciano Huck. Mais uma vez o Caldeirão detonou!!!

Abçs,

Reinaldo Gallo

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Carta ao Papai Noel




Querido Papai Noel,

Sei que o senhor anda meio ocupado com tantas cartas de diversas criancinhas do mundo todo mas, vê se quebra meu galho e arruma um tempinho para atender aos pedidos deste pobre advogado militante:

1. Eu queria um Rio de Janeiro mais seguro, sem violência e sem tanta desigualdade social.
2. Eu queria que os Hospitais Públicos voltassem a ser referência. Que o Hospital de Ipanema voltasse a ser aquele dos áureos tempos com médicos bem pagos, equipamentos funcionando e sem filas.
3. Que tal um Campeonato Carioca empatado? Que os grandes do Rio voltem a sê-lo e os torcedores compareçam ao Maracanã para ver futebol e não lutar boxe.
4. Falando em lutas, arruma a nossa cidade? Metrô funcionando, ônibus circulando e carioca feliz. Pode ser?!
5. Papai Noel e se a gente ao invés de horário de verão ficasse livre para sempre do apagão? Será que é possível essa transação?
6. E o Ministério da Saúde? Será que ele ao invés de defender a morte (eutanásia, aborto) ele poderia começar a pregar pela vida?
7. Bom velhinho, sei que estou abusando mas será que o senhor poderia devolver a qualidade às nossas escolas públicas?
8. E o verão?! Será que o senhor poderia limpar as nossas praias?
9. Sei que pode parecer demais, mas será que o senhor também não podia mudar a programação da televisão? Que tal algo mais cultural, educativo onde os filhos possam assistir junto com os pais? Será que dá?
10. Bom velhinho aproveitando que o senhor já chegou na boa idade, será que não dá para acabar com as filas nos bancos, no INSS e nas repartições públicas? O que o senhor acha?

É Papai Noel, sei que pedi demais para o senhor. Talvez uma bicicleta ou uma boneca fosse mais fácil. Sei que os pedidos estão mais para milagres, mas por que será que tudo tem que ser tão difícil?

Enfim, querido Papai Noel, obrigado por ler a minha cartinha. Pode deixar que se o senhor cumprir qualquer um destes meus pedidos, no próximo ano, serei um “bom menino”.

Por favor, Papai Noel, não ignore os meus pedidos. São apenas sonhos de um jovem carioca que neste dia 25 de dezembro gostaria comemorar um Natal mais feliz.

Eu sei que a culpa não é sua bom velhinho mas, vê se quebra o nosso galho.

Feliz Natal!!! Ho!!! Ho!!! Ho!!!

Um abraço,

Reinaldo Gallo

Reinaldo Gallo é apresentador do Programa Deus é Amor que vai ao ar toda a 2ª feira, ao meio dia, na Rádio Catedral, 106,7 FM.