segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

A Volta de Sarney


Queridos Amigos,


José Sarney, ex-presidente da República (1985-1990), acaba de ser eleito Presidente do Senado Federal. Não desejo aqui criticar a sua eleição. A Democracia foi mais uma vez respeitada e os senadores acharam justo elegê-lo. Ponto final.


Muito mais importante que malhar ou falar mal do senador maranhense é falar do desafio que ele tem à sua frente! Como Presidente terá que resgatar a imagem do Poder Legislativo que está muito desgastada por inúmeros motivos: salários altos, excesso de férias e constantes reajustes salariais nas folhas dos funcionários da casa.


Como político, terá que conciliar o PMDB. Será mantida a alinça com Lula para 2010? Estará o PMDB disposto a continuar com o papel de figurante no cenário político nacional? Nunca é demais lembrar que em 2002 os peemedebistas optaram pela vice-presidência ao lado de Serra...por sua vez, os aliados podem querer que Dilma Roussef tenha como vice Sérgio Cabral ou Jobim...enfim, há muita carta na manga para ser posta na mesa!!!


Qual será o papel de Sarney nessa história? Vale lembrar que Serra minou a candidatura de Roseana à presidência da República e na política nada se esquece, tudo se recorda!


Está claro, portanto, que José Sarney terá um papel decisivo neste grande jogo de pôquer que é a sucessão presidencial. Contudo, com sua eleição -hoje- Sarney prova que está muito vivo e disposto a influir neste grande debate.


Coloquem suas fichas na mesa! O jogo começou! E o prêmio pode ser uma cadeira no Palácio do Planalto!


Um abraço,


Reinaldo Gallo

Nenhum comentário:

Postar um comentário