quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Salgueiro Campeão 2009!!!


Queridos Amigos,

Emocionante. Esta palavra serve para resumir com precisão a apuração dos resultados do Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro.

Se por um lado o Salgueiro dava mostras de favoritismo por outro as disputas pelos 2º e 3º lugares se embolava a cada envelope aberto.

No final a matemática decidiu mas não significou –em absoluto- a realidade vista no Sambódromo.

Não quero dizer que o Vice da Beija Flor tenha sido injusto. Não é isso! Apenas que a qualidade mostrada por Portela e Vila Isabel foi tão grande que o cálculo aritimético foi apenas um detalhe, que não refletiu a verdade.

Pessoalmente fiquei bastante feliz com o 3º lugar da Portela. Com um desfile muito bonito a agremiação surpreendeu e encantou a Sapucaí. A Vila Isabel, por sua vez, mostrou que está de volta à elite das grandes e que tem de tudo para surpreender em 2010!

Uma emoção à parte foi a decisão de quem cairia para o grupo de acesso: 0,8 foi o que salvou a Mocidade do rebaixamento e derrubou a Império Serrano. Resultados à parte, é uma pena que essas escolas estejam passando por esse quadro. Ambas têm bastante história e títulos. Não mereciam estar na disputa para ver quem ia cair.

Acadêmicos da Rocinha e União da Ilha fizeram bonito na Sapucaí e disputaram (ponto a ponto) o retorno ao grupo de elite. Pesou no final a experiência da União da Ilha e ficou provado que a Zona Sul também tem muito samba no pé.

O mais justo, neste caso, era que ambas subissem. Creio que a LIESA poderia estudar isso para 2010. Ao invés de apenas uma subir, duas poderiam ter essa honra. Pode parecer que não mas o grupo de acesso tem muita disputa. Estamos falando de tradição: Estácio de Sá, São Clemente, Acadêmicos da Rocinha, ou seja, tem muita gente boa que merece voltar ao Grupo Especial.

Mais justo seria portanto, que duas escolas subissem e outras duas caíssem e não apenas uma como ocorre atualmente.

Por fim, queria deixar meu afetuoso abraço a todos os blocos de rua. Está provado que estes são uma excelente opção para o carioca brincar. Falta apenas mais organização da Comlurb no sentido de limpar as ruas após a passagem dos foliões. Ora, é para isso que o contribuinte paga imposto!

Se o Rio seguir o exemplo de Cabo Frio terá de tudo para ter novamente um execelente Carnaval de Rua. Ali, a administração municipal é incansável ao colocar contigentes extras de garis para limpar a rua. A cidade brilha e a alegria contagia os milhares de turistas que vão à Região dos Lagos brincar o Carnaval!

Um abraço,

Reinaldo Gallo

Nenhum comentário:

Postar um comentário