quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Salgueiro Campeão 2009!!!


Queridos Amigos,

Emocionante. Esta palavra serve para resumir com precisão a apuração dos resultados do Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro.

Se por um lado o Salgueiro dava mostras de favoritismo por outro as disputas pelos 2º e 3º lugares se embolava a cada envelope aberto.

No final a matemática decidiu mas não significou –em absoluto- a realidade vista no Sambódromo.

Não quero dizer que o Vice da Beija Flor tenha sido injusto. Não é isso! Apenas que a qualidade mostrada por Portela e Vila Isabel foi tão grande que o cálculo aritimético foi apenas um detalhe, que não refletiu a verdade.

Pessoalmente fiquei bastante feliz com o 3º lugar da Portela. Com um desfile muito bonito a agremiação surpreendeu e encantou a Sapucaí. A Vila Isabel, por sua vez, mostrou que está de volta à elite das grandes e que tem de tudo para surpreender em 2010!

Uma emoção à parte foi a decisão de quem cairia para o grupo de acesso: 0,8 foi o que salvou a Mocidade do rebaixamento e derrubou a Império Serrano. Resultados à parte, é uma pena que essas escolas estejam passando por esse quadro. Ambas têm bastante história e títulos. Não mereciam estar na disputa para ver quem ia cair.

Acadêmicos da Rocinha e União da Ilha fizeram bonito na Sapucaí e disputaram (ponto a ponto) o retorno ao grupo de elite. Pesou no final a experiência da União da Ilha e ficou provado que a Zona Sul também tem muito samba no pé.

O mais justo, neste caso, era que ambas subissem. Creio que a LIESA poderia estudar isso para 2010. Ao invés de apenas uma subir, duas poderiam ter essa honra. Pode parecer que não mas o grupo de acesso tem muita disputa. Estamos falando de tradição: Estácio de Sá, São Clemente, Acadêmicos da Rocinha, ou seja, tem muita gente boa que merece voltar ao Grupo Especial.

Mais justo seria portanto, que duas escolas subissem e outras duas caíssem e não apenas uma como ocorre atualmente.

Por fim, queria deixar meu afetuoso abraço a todos os blocos de rua. Está provado que estes são uma excelente opção para o carioca brincar. Falta apenas mais organização da Comlurb no sentido de limpar as ruas após a passagem dos foliões. Ora, é para isso que o contribuinte paga imposto!

Se o Rio seguir o exemplo de Cabo Frio terá de tudo para ter novamente um execelente Carnaval de Rua. Ali, a administração municipal é incansável ao colocar contigentes extras de garis para limpar a rua. A cidade brilha e a alegria contagia os milhares de turistas que vão à Região dos Lagos brincar o Carnaval!

Um abraço,

Reinaldo Gallo

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

A Volta de Sarney


Queridos Amigos,


José Sarney, ex-presidente da República (1985-1990), acaba de ser eleito Presidente do Senado Federal. Não desejo aqui criticar a sua eleição. A Democracia foi mais uma vez respeitada e os senadores acharam justo elegê-lo. Ponto final.


Muito mais importante que malhar ou falar mal do senador maranhense é falar do desafio que ele tem à sua frente! Como Presidente terá que resgatar a imagem do Poder Legislativo que está muito desgastada por inúmeros motivos: salários altos, excesso de férias e constantes reajustes salariais nas folhas dos funcionários da casa.


Como político, terá que conciliar o PMDB. Será mantida a alinça com Lula para 2010? Estará o PMDB disposto a continuar com o papel de figurante no cenário político nacional? Nunca é demais lembrar que em 2002 os peemedebistas optaram pela vice-presidência ao lado de Serra...por sua vez, os aliados podem querer que Dilma Roussef tenha como vice Sérgio Cabral ou Jobim...enfim, há muita carta na manga para ser posta na mesa!!!


Qual será o papel de Sarney nessa história? Vale lembrar que Serra minou a candidatura de Roseana à presidência da República e na política nada se esquece, tudo se recorda!


Está claro, portanto, que José Sarney terá um papel decisivo neste grande jogo de pôquer que é a sucessão presidencial. Contudo, com sua eleição -hoje- Sarney prova que está muito vivo e disposto a influir neste grande debate.


Coloquem suas fichas na mesa! O jogo começou! E o prêmio pode ser uma cadeira no Palácio do Planalto!


Um abraço,


Reinaldo Gallo