Queridos Amigos e Amigas,
No último dia 25 de maio, eu comentava no Programa "Deus é Amor" na Rádio Catedral um assunto que me intriga bastante: a necessidade de leis para regular a gentileza.
Qualquer estudante de Direito ao entrar na faculdade vai estudar em Introdução ao Estudo do Direito que uma das razões da existência de uma norma é para regular um (bom) hábito. Por exemplo, ao irmos a um Banco, é comum fazer fila. Veio uma lei para regular a fila e o tempo de espera nela e assim, por diante.
Mas, tem algo que me instiga muito: a necessidade de leis para regular a gentileza com os mais velhos, gestantes e pessoas com crianças de colo.
Meus pais (desde que eu era pequeno) sempre me ensinaram a ceder meu lugar a quem necessitasse qualquer que fosse o lugar! Quantas vezes não me levantei do meu assento para um idoso?
Infelizmente este bom costume tem caído em desuso. E pior: o fato de existir uma lei que regule filas ou mesmo que obrigue os usuários a cederem seu lugar faz com que o cidadão se sinta desobrigado de ser educado.
A Lei Picciani é outro descabimento! Nela é garantido às mulheres um vagão exclusivo nos trens e no metrô, nos horários de pico! Mas, por que? Porque simplesmente alguns varões não sabem respeitar as damas. Pode?!
É impressionante! Estamos em pleno século XXI, com a revolução da informática, dos meios de comunicação mas em termos de gentileza o homem regrediu ao tempo das cavernas!!! Isto é profundamente lamentável.
Proponho então a você, querido(a) amigo(a) leitor(a) que façamos a reviravolta disso tudo! Que tal nós, paroquianos da Nossa Senhora da Paz, começarmos aos bons hábitos? A missa do Padre Jorjão está lotada? Vamos ceder nossas cadeiras (mesmo que a homilia seja longa)! Tem uma senhora na nossa frente demorando na confissão? Nada de cara feia! O Nosso Pároco Monsenhor Manoel pede para que sejamos mais caridosos nas ofertas? Que sejamos os primeiros a cortar aquele lanche depois da missa, só para ajudar.
Começando na Igreja, depois nas nossas casas e muito em breve, tenho certeza, os jornais dirão: "O povo de Ipanema é nota 10 em Gentileza!" Daí certamente conquistaremos a Zona Sul e dali toda a nossa linda cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Ó Padre Pio, ajudai-nos a ter mais gentileza! Amém!
Um abraço,
Reinaldo Gallo
Reinaldo Gallo é advogado, especialista em Políticas Públicas pelo IUPERJ, e apresenta todas as 2ª feiras, ao meio dia, o Programa "Deus é Amor", na Rádio Catedral, 106,7 FM.
Obs: Publicado no Jornal Mamma Peppa, edição: maio/junho de 2009, do Grupo de Oração Padre Pio, da Paróquia Nossa Senhora da Paz, Ipanema, Rio de Janeiro, RJ.